Custo de vida em Houston

Fonte: pixabay


Sempre fui muito reticente em escrever sobre custo de vida em Houston ou qualquer outro lugar, afinal o custo varia de acordo com o padrão e orçamento de cada um.  Cada família enfrenta uma realidade quando chega ao país e a cidade, depende se veio com suporte de uma empresa, se tem familiares ou conhecidos ou se tudo é uma grande incógnita.
Porém, alguns custos são inevitáveis como: aluguel, contas de água, luz, gás (que aqui são chamadas de utilities) supermercado, alguma diversão.
Houston é considerada uma cidade bastante acessível quando comparada a cidades na costa leste e oeste americana, por exemplo, Nova Iorque e Los Angeles respectivamente.
Vou fazer uma lista com alguns números, para se ter uma boa noção do quanto se gasta em Houston para viver.
Começando por coisas boas:
  • Diversão: Houston oferece várias opções de diversão como cinemas, teatros, museus aquários, zoológico… se você vem a passeio ou acabou de chegar na cidade, a minha dica é comprar o Houston City Pass,mas basicamente é um passe que precisa ser usado em 9 dias consecutivos e inclui as melhores atrações da cidade com um desconto de 40%.
Cinema – tem para todos os gostos e bolsos, tem cinema com jantar incluído, cinema com cobertor, cadeira reclinável, mas o básico custará em torno de U$10 por pessoa. Vale lembrar que durante a semana vários cinemas dão descontos em suas sessões.
Museus – Houston tem uma área de dar inveja a muitas cidades americanas, o Houston Museum District inclui 19 museus (História Natural, Arte Moderna, Museu da Criança) a média de entrada U$20.  Museu de História Natural  eu conto mais aqui. Porém, às quintas feiras, em horários predeterminados, a entrada é gratuita.
Restaurantes: Houston tem uma infinidade deles, dos fast foods, aos econômicos, intermediários e caros.
Mc Donald’s, uma promoção do Big Mac U$5.99.
Chili’s (rede americana) eles têm uma promoção Dinner for two U$20, uma promoção que inclui uma entrada e dois pratos principais. Esse é um restaurante econômico e bem popular por aqui.
Brio, PF Changs, Oliver Garden, Red Lobster são alguns intermediários e a média, por pessoa, é U$20 dólares (prato principal e bebida).
Perry’s , Da Marco, Nobu, Fig & Olive, Steak 48 são alguns restaurantes considerados caros. A média, por pessoa: em torno de U$55.
  • Aluguel: o aluguel pode variar  de acordo com a região escolhida. Mês passado fiz um post sobre as regiões de Houston que você lê aqui. Você também precisará levar em consideração a escola: você encontra detalhes nesse post.
Inner loop: em um apartamento de dois quartos, você gastará uma média de U$1800 a U$2200/mês. Conforme o afastamento do centro, os valores vão diminuindo.

Leia também: vistos para morar nos Estados Unidos

Katy: o mesmo apartamento pode custar U$900 a 1500/mês.
Memorial: em torno de U$1500 a 1800/mês.
  • Supermercado: Houston possui uma grande rede de mercados dos populares ao estilo ” boutiques”. O quanto se gastará por mês varia de família para família, de acordo com os hábitos alimentares, porém, para se ter uma ideia o governo dá um valor de cesta básica para famílias de baixa renda, aqui chama-se food stamps,  o valor mensal para uma família de 3 pessoas é de U$511, para 4 pessoas U$649.
  • Transporte: Houston é uma cidade que precisa de melhorias no sistema de transporte público. O metrô, que aqui é de superfície, apenas abrange a região do Medical Center e Downtown. Ônibus também não são muitos, e dependendo da região que você escolher morar, o deslocamento sem carro é bastante complicado. Entretanto, comprar um carro não é uma tarefa difícil. Car max e auto trader são sites onde você pode buscar seu carro. Todo carro aqui, obrigatoriamente, precisa ter seguro, então considere em torno de U$300 a U$800/anuais, dependendo do tipo de cobertura. A gasolina varia muito de acordo com a cotação do barril do petróleo que, atualmente, está em baixa, então, o litro da gasolina hoje (abril/2016) custa cerca de U$0.49.
  • Plano de saúde: se você vem expatriado, provavelmente não verá descontado nenhum valor no seu salário do plano de saúde; se você é contratado localmente, você terá o plano oferecido pela sua empresa, que descontará o valor do seguro direto no seu salário. Algumas empresas oferecem, gratuitamente, o seguro aos seus empregados, porém, dependentes são descontados. O sistema de saúde aqui é bem complicado e, diferente do que muitos possam pensar, está em um ranking baixo mundialmente. Além do valor mensal que você paga, cada visita ao médico tem um co-pagamento. Se você precisar fazer um plano particular para uma família de 3 pessoas (2 adultos e 1 criança) em um plano básico da Blue Cross Blue Shield, que é uma empresa bem conceituada, pagará em torno de U$500.
  • Contas mensais/Utilities : como água, gás, luz, tv a cabo, internet.
Água: de acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água, por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. Ou seja uma família de 3 pessoas gastaria 9900 litros de água, por mês , o que custaria aqui cerca de U$22, porém, na prática, ainda gastamos muito mais do que o recomendado, principalmente se você mora em casa, e, se tem piscina, então considere um valor de U$ 30-35 por mês.
Eletricidade:  o custo de eletricidade em média é U$ 0.10 por Kwh. As casas e apartamentos têm ar condicionado centra,l o que no verão aumenta, consideravelmente, a sua conta de luz.
Gás: no verão, geralmente as contas são baixas, em torno de U$30, triplicando muitas vezes no inverno, quando se usa mais gás para o aquecimentos das casas.
TV a cabo e internet: são uma infinidade de planos, valores variam muito de acordo com os canais escolhidos e velocidade da internet. Os planos que combinam internet, tv e telefone são chamados de bundles. Preços podem variar de U$60 a U$200/ mês.
Todos esses valores são para a cidade de Houston e ilustrativos e medianos. Famílias têm outros gastos como: impostos, academia de ginástica, esportes, escolas (se optam pela escola privada), se têm filhos: atividades extracurriculares. Poderia fazer uma lista interminável de itens, mas acredito que, com esses acima citados, já se tem uma ótima noção de quanto custa viver por aqui.
Ainda tem dúvidas? Quer saber um pouco mais sobre a cidade e outros custos? Deixe seu comentário e ficarei feliz em responder e ajudar.
See you soon.
Texto originalmente publicado no Brasileiras pelo Mundo de minha autoria

Mais postagens Aqui e Ali

0 comentários

Instagram