Green Card através do visto de trabalho

Fonte: maxipixel



Muitos leitores têm dúvidas sobre o que de fato é o tão famoso “Green Card” (GC) e, principalmente, sobre como obtê-lo.
Gostaria de sublinhar que não sou advogada. Escreverei aqui sobre minha experiência pessoal, experiência de amigos e pesquisas que fiz nos sites competentes do governo americano.
Para começar, este  documento que se assemelha a um cartão de crédito e, apesar do nome, não é verde, concede ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. O imigrante que é portador do GC pode sair e entrar no país sem problemas, pode trabalhar para qualquer empregador, entre outras coisas. A única restrição é não poder se ausentar dos EUA por mais de seis meses consecutivos sem a autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.
Ser portador do green card não é ser cidadão americano, você será um residente permanente. Para exemplificar essa diferença em relação aos direitos: o portador do GC não tem o direito de votar. Entretanto, a cidadania pode ser requerida após 5 anos de posse do mesmo.
A validade do green card será de acordo com a categoria em que ele foi obtido. Pode ser de 2 até 10 anos, podendo ser renovado.
Sem entrar em muitos detalhes sobre todas as possibilidades para se obter o GC, comentarei a respeito de algumas aqui:
  • Loteria
Esta forma talvez não seja muito conhecida pelos brasileiros, uma vez que o Brasil foi retirado da lista há alguns anos devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já vivem por aqui. Porém, se você possui dupla cidadania, pode conferir no site do governo americano se o seu país se qualifica. Eu conheço  três famílias que foram sorteadas nessa loteria, cada membro faz uma inscrição e, sendo contemplado, toda a família se beneficia.
Como o nome mesmo já diz, é uma loteria, um sorteio randômico, você precisará de sorte. Para concorrer à loteria do GC, visite esse site.
  • Investimentos
Através do Programa EB-5, o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de empregos. O processo de qualificação do programa EB-5 é complexo e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas especializadas, como um advogado, para fornecer todas as informações necessárias e respaldo jurídico.
  • Casamento
A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o GC. Este processo é bem conhecido, infelizmente, por muitas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita se casar por dinheiro. O casamento arranjado para obter o green card é ilegal e pode gerar deportação se descoberto.
  • Patrocínio de parentes
O patrocínio precisa ser de um parente de primeiro grau: pais, filhos ou irmãos.
Se você é cidadão americano com mais de 21 anos e gostaria de solicitar o green card para os seus pais, o processo é bem tranquilo, levará o tempo apenas do processamento do pedido. O mesmo vale para filhos de cidadãos americanos até 21 anos e solteiros.
Os outros casos de: filhos casados, filhos com mais de 21 anos, ou irmãos, o processo pode levar mais tempo.
  • Patrocínio de Empregadores
Este processo começa com um visto de trabalho, os quais incluem :
H-1B – Este é o visto mais comum obtido por brasileiros.
L-1A – Para transferências/expatriações dentro de uma empresa em posições de gerência ou de executivos. É importante que haja outros funcionários que respondam a você.
L-1B – Para transferências/expatriações dentro de uma empresa em posições de conhecimento especializado, não é necessário gerenciar nenhum funcionário.
Existem outros tipos de visto, mas esses são os mais comuns e os casos de maiores sucessos de solicitação do green card. Futuramente explicarei mais sobre vistos de trabalho em um outro post.

E como funciona?
Para o empregador solicitar o seu green card precisa provar que não há outros funcionários americanos com a mesma qualificação que a sua. Isso não é uma tarefa difícil, especialmente em áreas de informática, engenharia e ciências médicas; áreas em que um grande número de brasileiros obtêm o green card.
O meu processo levou em torno de 4 meses e meio entre o primeiro envio de documentos até receber o cartão em casa. Confesso que fiquei surpresa com a agilidade do processo. Na verdade, o advogado comentou que o processo poderia levar de 5 meses a 1 ano.
E o que precisamos providenciar?
  1. Procuração para o advogado
  2. O documento I-485, que seria uma adequação do nosso estado imigratório.
  3. O documento I-765, para autorização de trabalho.
  4. O documento I-131 – esse é opcional, pois é uma autorização de viagem durante o processo, mas julgamos importante, porque teríamos a chance de sair do país a qualquer momento, sem nenhum impedimento.
  5. O documento G-325A – que é a solicitação do exame biométrico.
Isso foi apenas a nossa parte, a empresa também precisou assinar e providenciar vários documentos. Depois de reunidos, o advogado pode dar início ao processo propriamente dito. Vale lembrar que não preenchemos nada, só precisamos assinar, pois tudo veio feito pelo escritório contratado para minimizar a chance de erros.
Precisamos também fazer uma visita a um médico cadastrado pela imigração para um atestado geral de boa saúde e também para a atualização das vacinas.
E os passos seguintes, quais seriam?
  1. Aviso de recebimento do seu processo – você recebe em torno de 4 semanas. Nele vem o número de rastreamento do seu processo. Um e-mail também é enviado.
  2. Exame biométrico – você recebe entre 4 semanas a 2 meses após a submissão dos documentos. Esse exame vem com hora e data marcada para o comparecimento e fomos aconselhados a não reagendá-lo, pois isso poderia atrasar o processo.
  3. Advance Parole (AP) e a aprovação da autorização de trabalho (EAD) – você receberá em torno de 4 a 5 meses,  pelo correio.
  4. Green card propriamente dito – o prazo também varia, mas em torno de algumas semanas após o Advance Parole. No meu caso os dois chegaram juntos.
Após ler esse texto até aqui, você pode me perguntar: e se a empresa não quiser/puder solicitar o meu green card, tenho alguma chance?
O que muitos não sabem é que é totalmente possível você obter o seu green card sem a empresa solicitar, porém é um processo caro e trabalhoso. Você gastará em torno de 10 mil dólares, pois são muitas taxas a serem pagas. E também só é possível ser o próprio patrocinador do GC o visto H-1B, L1-A ou com aptidões específicas que justifiquem o país desejar a sua permanência legal. Como você não terá a empresa patrocinando, precisará comprovar através de cartas de recomendação, histórico detalhado, experiência profissional e outros documentos, a sua qualificação e necessidade para o país da sua permanência, além de todos os documentos acima mencionados preenchidos. Pode parecer fácil, mas todo o cuidado na preparação dessa documentação é essencial para o sucesso no requerimento. A contratação de um advogado é indispensável.
Ainda restou alguma dúvida? Deixe seu comentário e eu posso tentar te ajudar.
See you soon!!!!
Texto originalmente publicado no Brasileiras pelo Mundo de minha autoria

Mais postagens Aqui e Ali

0 comentários

Instagram