Vou para a China – O que visitar

Hoje a sessão Maria convida recebe uma convidada muito especial, a Christine Marote, uma outra grande amiga que o blog Brasileiras pelo Mundo me deu. Depois de 4 anos na “ponte-área” São Paulo – China (Chang Chun, Jilin Province), Christine mudou-se definitivamente para Shanghai em Janeiro de 2009. Ao iniciar seu relatos sobre a China no blog que criou em 2010, descobriu que é apaixonada por escrever e pesquisar sobre cultura chinesa. O que era um diário de expatriada, tornou-se uma fonte de informação e busca constante pelas respostas às tantas questões que a China propõe ao estrangeiro que vive dentro das suas fronteiras.
Além de relatar sua experiência de mais de 10 anos no site chinanaminhavida.com, trabalha como voluntária na Baobei Foundation.
Cursou o “MBA-China Business and Culture”, na Jiaotong University em Shanghai. Atua como palestrante sobre a Cultura Chinesa, presta assessoria para pessoas e empresas brasileiras que vem para a China para turismo ou negócios.
Viaje com a gente.

Por Chris Marote,

A primeira decisão já foi tomada: vou viajar para a China. Vou visitar Beijing, conhecer as Muralhas a Cidade Proibida e depois ir para Shanghai...
  1. Aí você pega o mapa e olha a imensidão desse país, e o tanto de horas que passará dentro de um avião e pensa duas coisas: primeiro: tem que ser uma viagem para mais de 15 dias (no mínimo, eu recomendo de 18 a 25 dias); 
  2.  dá para conhecer muito mais do que isso?

E eu digo: sim! Não só dá, como você deve optar por um roteiro diversificado.
Agora, se prepare: será uma maratona. Os deslocamentos são gigantes e, mesmo parecendo ser mais demorado, sempre aconselho viajar dentro da China de trem bala. 
Os vôos aqui atrasam demais, e aeroporto tem uma série de protocolos para check in, ao menos uma hora de antecedência etc etc. Os trens não. São extremamente pontuais, limpos e preços interessantes.
Mas para onde ir além das metrópoles? Vou escrever aqui, os locais que considero bem interessantes dentro dessa imensidão de opções, e todos os locais estarão linkados com artigos mais completos, com mais informações,  que publiquei em meu blog “China na Minha Vida”.
Para começar a busca você tem que saber que a China tem 48 Patrimônios da Humanidade tombados pela Unesco e, fora isso, tem um livro bem interessante que é “100 lugares que você deve  conhecer na China”. Por aí já dá para notar que a escolha não é simples.
A melhor época do ano é entre os meses de abril e maio, e setembro e outubro. Quem não se incomoda com um frio suportável pode arriscar março e novembro também. O restante do ano são os extremos do calor e do frio.
Um VISTO de turista é de 30 dias, contados à partir da entrada na imigração. Pode ser de uma, duas ou múltiplas entradas. Você deve planejar o VISTO de acordo com seu roteiro. 
Se pretende visitar Hong Kong, Macau e Taiwan, necessita do VISTO de múltiplas entradas, pois são consideradas viagens internacionais, com direito a passagem pela alfândega, carimbo no passaporte etc. A outra opção é fazer esses países antes de entrar na ‘Mailand China’ ou quando sair de vez.

Beijing
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Se você nunca veio, sem sombras de dúvidas, começe pelo básico e já vai matar, no mínimo, 4 Patrimônios, que é por Beijing.
A capital do país possui, entre outras maravilhas, a Muralha da China, Cidade Proibida, Palácio de Verão, Templo do Céu e a Cidade Olímpica (que não é listado pela Unesco, mas vale a pena dar uma passada por lá). Fora a rua típica da cidade que tem os famosos espetinhos de escorpião e o restaurante mais famoso que serve o Pato de Pekin ou Pato Laqueado.
Aqui são necessários 3 a 4 dias.
Shanghai
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Bom, essa é a cidade que moro. Minha paixão, pois adoro viver aqui. Para visita obrigatória é o Bund e a Lujiazuei, os dois principais bairros de Puxi e Pudong, respectivamente, que são cortados pelo rio Huanpu.
O Yu Garden, local super tipico e imperdível. Jin’an Temple, para mim um dos mais belos da China, todo com detalhes em ouro e fica bem no meio do centro nervoso da cidade, na Nanjing Lu (Puxi). A Tiazinfang, um local charmoso e descolado, cheio de bistrôs e galerias de arte, imperdível.
No mínimo 3 dias, isso porque não estou colocando aqui todas as possibilidades.
São duas cidades próximas a Shanghai e se estando aqui vale muito à pena conhecer. Elas fazem parte da chamada ‘Veneza Oriental’, pois são cortadas por rios e canais (que facilitaram a rota da seda), com direito a gôndolas e tudo mais. Para chegar, a melhor opção é o trem bala. De Shanghai para cada uma dessas cidades, a viagem é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Dá para ir e voltar no mesmo dia.
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Hangzhou tem como principal atração o West Lake – Lago Oeste – Xi Hu. Além de templos e plantações de Chá. O museu do chá e a cerimônia tradicional do chá, são atrações curiosas para se fazer.
Suzhou se destaca pelas fazendas de pérolas, museu da seda e o Humble Administrator's Garden - Jardim do Administrador Humilde - Zhuōzhèng Yuán. Suzhou hoje também é conhecida como a cidade das noivas, pois possui um shopping de 72mil m² só de vestidos e acessórios, além de várias lojas de rua!
É um passeio de um dia, indo de trem bala. Conhecer ao menos uma delas é bem interessante.
Xi’an
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Essa é a cidade onde estão os Guerreiros de Terracota, ou Terracota Warriors. Algumas coisas ficam difícil de explicar. É necessário ver. E esse é um dos casos. Por mais palavras que eu possa colocar aqui, visualizar aqueles milhões de soldados enterrados por um imperador que queria garantir sua boa vida quando morresse, é indescritível.
Ficar na cidade por 2 dias é suficiente.
Chengdu
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

É a cidade dos pandas. Para mim foi uma viagem de sonho. O centro de Pesquisa para preservação da espécie é como um Jardim Zoológico gigante, mas só existem pandas. Os berçários, play-grounds, toda a estrutura e cuidado. E ainda há a opção de abraçar um panda de verdade.
Aqui 2 dias são mais que suficientes. Mas a cidade fica super perto de 2 atrações maravilhosas, que coloco a seguir.

Emei Shan e Le Shan
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Como vivo na China, eu não fiz essa viagem junto com a de Chengdu. Mas é super viável, pois para chegar em Le Shan (que foi onde nos hospedamos), temos que pousar em Chengdu e de lá uma hora de viagem de carro para Le Shan.
A principal atração de Le Shan é o Buda Gigante, outro Patrimônio da Humanidade e impressionante de se ver de perto.
Emei Shan é uma das quatro montanhas sagradas Budistas (a mais alta), onde o destino final é o Golden Summit.
O ideal para esse passeio são 3 dias: um em Leshan e 2 em Emei Shan, dormindo num hotel na montanha. Nós não fizemos isso e nos arrependemos, pois resolvemos ir pela manhã e voltar a noite para o mesmo hotel em Leshan – perdemos o espetáculo mais belo que há por lá que é o nascer e o pôr do sol. Já está na lista de ‘voltas necessárias’.
Guilin
Foto cedida por Chris Marote-China na minha vida

Guilin é um destino turístico popular e está localizado na região autônoma de Guangxi, no sul da China. As áreas da cidade e arredores são famosos por suas montanhas de pedra calcária, rios, lagos, cavernas e vegetação exuberante. Perto da cidade, o distrito de Longsheng é também conhecido pelas seus pitorescos terraços de arroz Longji.
Muitas das atrações de Guilin estão relacionados com a deslumbrante paisagem natural da região. Atrações como Elephant Trunk Hill (ícone de Guilin), Reed Flute Cave, e os Longji Rice Terraces são populares com turistas locais e internacionais. Outra atividade que não dá para perder é o passeio de barco ao longo do rio Li até Yangshuo. Cruzeiro com o cenário de montanhas, rios, lagos, fazendas, plantações de arroz e vegetação diversificada. Além do espetáculo de dança e luzes na beira do Rio Li chamado Impression.
Uma estadia de 3 dias em Guilin também é o ideal.
Para finalizar
Outra pergunta: Mas é só isso?
Não. Definitivamente tem muito mais para ver e conhecer. Mas aí você terá que voltar outras vezes ou mudar para cá! =]
Algumas dicas:
·       Venha de mente e coração abertos. A China está cada vez mais aberta ao estrangeiro, mas ainda é, e sempre será, a China, com seus costumes, cultura e educação completamente diferentes da ocidental.
·       O inglês aqui vai te ajudar, mas não espere que você possa discutir a relação com uma pessoa que encontrar na rua. Principalmente se for fora de Shanghai.
·       Traga os endereços dos hotéis em mandarim. Isso vai te facilitar muito a vida.
·       Se não quiser ter surpresas, opte por hotéis de rede internacional. Cada vez mais essas redes estão se firmando na China e desde os mais baratos até os luxuosos, todos estão presentes. Hotel 5 estrelas chinês, vai te servir o café da manhã chinês. E só para referência eles tomam café, almoçam e jantam o mesmo cardápio básico: arroz e dumplings!
·       A China é um lugar seguro, mas batedores de carteira há em todo o lugar. Golpes para turistas também. Fique alerta. Não há violência, mas aproveitam as oportunidades, se é que vocês me entendem...
·       Traga o kit básico de sobrevivência (ou compre aqui em qualquer loja de conveniência): lenço de papel, lenço umidecido, gel para mãos, adoçante (se for o caso de você usar). Você vai precisar.
De resto, entre no clima e aproveite as maravilhas desse país.
Tenho certeza que vai querer voltar!
Zài Jián.

Espero que vocês tenham curtido as dicas da Chris. China está na minha wish list e pretendo em breve fazer esse super roteiro com dicas que só ela tem!!!



Mais postagens Aqui e Ali

11 comentários

  1. Amei o post. A China é um lugar que tenho muita vontade de conhecer. Este mundo tão novo pra gente deve ser extremamente interessante. Me deu mais vontade ainda, mas ler seu post me deu segurança também de ir, com dicas de onde me hospedar, kitzinho básico de sobrevivência, levar endereços em mandarim. Excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo a hora de visitar. O mais perto que cheguei foi a Macau e Hong Kong... Que bom que as dicas foram úteis!!!

      Excluir
  2. Adorei o post! A China deve ter tanta coisa bacana pra se conhecer, e , quase nunca a gente ouve falar que alguém foi fazer turismo por lá. Acho que pra mim, o que me assusta é o idioma e a comida, não sei, mas, posso ser surpreendida né? Lindas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, o que me preocupa além da comida é como ela é feita... coisas de microbiologista kkkkk Mas tenho muita vontade de conhecer

      Excluir
  3. Post salvo com muito carinho, será meu gui de bolso ... quero MUITO ir pra China!!!! Adorei o post, super detalhado e gostoso de ler!
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, estou querendo muito também, talvez esse ano....A Chris é uma fofa e querida, escreve lindamente!!!

      Excluir
  4. Um verdadeiro espetáculo para os olhos, já ouvi dizer que a China é uma grande surpresa para quem a visita. Mas é tão longe... Mas não é impossível, quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gisele, a gente nunca sabe... Espero também me surpreender positivamente, quem sabe da próxima vez não sou eu escrevendo sobre o assunto? Bjs

      Excluir
  5. Adorei o post! Muitas dicas preciosas! A sobre o visto de multiplas entradas vale ouro, porque imagine você ter que interromper uma viagem porque pegou o visto errado?

    ResponderExcluir
  6. Rê, saudade de passar por aqui, amo o blog! E essas fotos desse post? A China é a água e nós somos o óleo, é tudo tão diferente! As pessoas, as paisagens, a arquitetura... vou mostrar esse post magnífico para meu pai, que sonha em desbravar a China! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Fantástico ! Meu marido tem muita vontade de conhecer a China.Tem lugares maravilhosos. Estou impressionada com a minha ignorancia no tema e com a visão deturpada. Temos vizinhos chineses que nos deixam traumatizados talvez por essas diferenças culturais tão grandes.

    ResponderExcluir

Instagram