Diferenças entre escola pública e particular nos Estados Unidos.

 Diferenças entre escola pública e particular nos Estados Unidos.

Para famílias que estão de mudança ou pensam em mudar para os Estados Unidos sempre vem a mesma questão: como são as escolas? A escola pública é realmente boa? Vale a pena pagar por uma escola particular?

Muitas famílias, quando vêm transferidas pela empresa, não têm essa preocupação, pois em grande parte dos “pacotes”de expatriação o pagamento da escola está incluído. Mas nem só de expatriados vive o país.

Muitas famílias vêm para tentar o sonho americano, outras,depois de um grande período de expatriação, recebem o convite da empresa para ser funcionário local e a escola vira um grande ponto de interrogação.



Para entender um pouco melhor o sistema de ensino:

Nos Estados Unidos, as escolas públicas são distritais, ou seja, cada distrito ou bairro tem a sua escola pública correspondente, então seu filho irá estudar onde você escolher para morar.Geralmente as famílias escolhem primeiro a escola e depois começam a busca pela casa, isso porque há zonas escolares melhores que outras. Mas moradia é assunto para um outro post.

Para saber se a escola do seu bairro é satisfatória, há alguns links que podem ser checados:  school diggerHISD , entre outros. Muitas vezes o próprio site para busca de casa informa a avaliação da escola do bairro.

Dentre as escolas públicas, há as escolas que fazem parte do programa Magnetonde estudantes de qualquer parte de Houston podem estudar, essas escolas têm programas especiais e são consideradas de excelência. São bastante procuradas, há sorteio de vagas ou provas quando há mais alunos que vagas.

Diferentemente das escolas no Brasil, que vão da alfabetização ao Ensino Médio, aqui as escolas são divididas em: lower school ou elementary school (Ensino Fundamental I), Middle School (Ensino Fundamental II) e High School (Ensino Médio).

Um bairro, dependendo da extensão, pode ter mais de uma de cada. Geralmente nos subúrbios as escolas públicas são melhores que as do centro da cidade. E por quê? Pelo simples fato de nas áreas de subúrbios haver mais espaço para as construções, as casas são maiores, pagam mais impostos, que vão para as escolas. Na verdade, todo americano ou não, que paga pela casa própria, vê o imposto arrecadado indo para a escola do seu bairro. Em bairros onde escolas públicas são consideradas excelentes, dependendo do valor do imóvel (de  U$350 mil a  U$500 mil), você pode pagar algo em torno de U$1000 a U$2800 /ano em taxas para a escola. Só para ilustrar valores. Vale lembrar que estou citando números no Texas.


O transporte escolar, aqueles famosos ônibus amarelos, são oferecidos gratuitamente para qualquer estudante que more distante da escola em aproximadamente 2 quilômetros (distâncias diferem de região para região).


Então por que escolher as escolas particulares?

Listarei as razões pelas quais algumas famílias optam pelas escolas particulares:

Primeiro: poder escolher onde morar, independente da qualidade do ensino no bairro.

Segundo: por algum interesse em especial, como algumas das categorias em que essas escolas se dividem: escolas religiosas,  internacionais,  bilíngues e  montessorianas, dentre outras.

Terceiro: pelo número de estudantes, muitas escolas particulares do kindergarten ao high school têm o mesmo número de alunos que apenas o elementary de uma pública.

Quarto: pela qualidade do ensino, muitas famílias acreditam que a escola particular exige mais dos estudantes que as públicas, a razão para essa crença é pelo fato de que as escolas públicas pouco reprovam os alunos que não atendem os critérios para o ano cursado, porque perdem alguns benefícios e avaliações positivas do município pelos alunos reprovados.

Os valores para as escolas particulares podem variar de U$ 8 mil a U$ 25 mil/ano.


Obviamente as escolas particulares são bem mais elitizadas que as escolas públicas, você consegue “controlar” mais o ambiente em que o seu filho está inserido e muitas famílias têm essa preocupação e optam por pagar por uma escola.


Muitos pais se sentem mais confortáveis com o acesso à escola particular, a disponibilidade de professores e direção para conversar, trocar ideias e cobrar resultados.

Posso garantir como mãe: a escolha é muito difícil, mas não há um certo e um errado, cada família tem a sua dinâmica, disponibilidade financeira…. Afinal o que seria do azul se todos gostassem do amarelo?



Duas diferença entre as escolas:

  • a escola particular exige legalidade da condição imigratória, já na escola pública toda e qualquer criança pode e deve estudar independente da sua situação ou da dos pais.
  • A escola pública não tem uniforme e as escolas particulares exigem o uniforme.

Alguns pontos em comum entre as duas:

  • quando o aluno é aceito na escola, não sendo fluente em inglês o ESL program (English as second language, Inglês como segunda língua) é oferecido gratuitamente.
  • a escola é integral, geralmente de 7:45/8:00 da manhã às 2:45/ 3:00 da tarde
  • o almoço não está incluído: pode ser levado de casa, comprado na cafeteria/cantina da escola (para estudantes da rede pública, é possível solicitar desconto no valor do almoço mediante comprovação de baixa renda.) Valores variam de U$ 3.75 a 5.75 dólares por dia.

As pessoas me perguntam como é o ensino americano: fraco? O brasileiro é melhor? O que eu posso responder: são sistemas totalmente diferentes, desde a abordagem até a própria metodologia.



Estudantes das escolas americanas têm todo o ensino voltado a prepará-los melhor para as universidades e para o mercado de trabalho americano. Alunos brasileiros, tanto de escolas públicas como de particulares, ficam com uma defasagem quando voltam ao ensino brasileiro. É importante que, antes de deixar os Estados Unidos, toda documentação escolar estrangeira seja levada a uma Embaixada ou Consulado brasileiro para ser validada.

E você, qual escola escolheria? O texto te ajudou? Precisa de mais informações? Ficarei feliz em ajudar.

Espero vocês mês que vem com mais informações da terra dos cowboys.

See you soon!

Mais postagens Aqui e Ali

0 comentários

Instagram