Cinco bons motivos para viver em Houston


Sempre tive um pouco de dúvida em escrever sobre motivos para morar em algum lugar, pois muitas vezes somos levadas pelo destino, sem a opção da escolha. Para mim, já foram quatro países e diversas cidades, e posso afirmar que todos me agradaram, uns muito, outros, menos. Hoje listo 5 motivos para morar em Houston!
O esforço de ver sempre o lado positivo talvez seja a chave do sucesso. Morei em lugares que não queria deixar de forma alguma e tive amigas que não viam a hora de a temporada no tal país acabar, então, refletindo sobre como um mesmo lugar pode despertar tantos sentimentos diferentes, me inspirei para escrever este texto.
Obviamente, o nosso olhar pelas ótimas ou péssimas razões de viver numa cidade diferente da nossa está de acordo com nosso repertório de vida. Por exemplo, segurança, para quem mora na Finlândia ou Islândia, é a total definição do tanto faz, mas para nós, brasileiros, viver em um país seguro é um verdadeiro sonho de consumo.
Então, vamos adiante com as minhas 5 razões para viver em Houston, no Texas.
1 – Segurança
Em linhas gerais, as cidades do Texas são bem tranquilas e seguras. É normal morar em casas sem grades ou muros. Pouquíssimas residências são em condomínios fechados com segurança 24 horas, como estamos acostumados em algumas cidade do Brasil. Estacionar o carro na rua também é possível. É verdade, porém, que alguns furtos acontecem, principalmente em veículos onde objetos de valor ou sacolas de compra são deixados à vista. De assaltos à mão armada eu, particularmente, nunca ouvi falar. Carros blindados? Só do presidente. Me sinto segura para parar no sinal de trânsito, dirigir à noite sozinha, chegar em casa de madrugada etc.
2 – Escola/Educação
 Somos privilegiados em Houston e subúrbios com escolas excelentes, públicas ou privadas. E, falando em ensino superior, não deixamos a desejar. Temos a Universidade de Houston, a Universidade do Texas, a A&M, Rice University, dentre outras, presentes sempre na lista das melhores universidade do país. E vale ressaltar que moradores do Texas pagam menos nessas universidades do que alguém fora do estado.
3 – Custo de vida
O Texas, de uma forma geral, é um estado com um custo de vida bastante atraente, comparado a outros estados do leste ou oeste americano. Moradia e alimentação são os que encabeçam a lista de melhores preços. 
4 – Oportunidade profissional
Se você é da área de petróleo e gás, ou médica, aqui é o seu lugar! Óbvio que, com indústrias tão fortes, outras oportunidades crescem na mesma proporção. São muitos escritórios jurídicos, muitos voltados exclusivamente para assessoria de expatriados, por exemplo. Tradutor também é um profissional que está sendo cada vez mais valorizado e procurado, afinal, a cidade tem uma grande diversidade cultural. Igualmente arquitetos, engenheiros e outros profissionais da área da construção civil; a cidade, por incrível que pareça, ainda tem muito a crescer e é comum ver novos complexos de apartamentos, shoppings e duplicação das vias de acesso, tudo para dar uma qualidade de vida melhor aos moradores.









Por essa razão, muitos brasileiros e outros estrangeiros se aventuram na cidade para um recomeço, entretanto, gosto sempre de reforçar que o trabalho sem o visto pertinente é ilegal! Imigrar ilegalmente e acreditar que, depois de anos vivendo, trabalhando e até mesmo pagando impostos aqui, as chances de legalização sejam mais altas é um ledo engano. Se você tem planos de sair do Brasil e acredita que os EUA, o Texas especificamente, é o seu sonho de consumo, tenha em mente que as leis de imigração estão cada vez mais exigentes e ter uma situação imigratória regular é imprescindível.

5 – Multiculturalismo
Como mencionei acima, com algumas indústrias tão fortes, profissionais de todas as partes do mundo são encontrados por aqui. Essa talvez seja a parte que eu mais goste de Houston, ter a chance de conhecer tantos lugares sem sair da cidade. Há regiões na cidade onde há maior concentração de uma ou outra nacionalidade e, então, restaurantes e mercados crescem ao redor delas para trazer um pouco desses países para Houston. Já perdi a conta de quantos restaurantes fantásticos já fui, quantas incursões em mercados para comprar apenas um tempero. Sem contar o engrandecimento pessoal com essa convivência diária.
Onde trabalho, por exemplo, somos pelo menos 12 nacionalidade diferentes, e a cada dia sempre há algo novo a aprender, seja culturalmente, ou apenas como dizer um “bom dia”, “boa tarde” em outra língua para arrancar um sorriso de um companheiro de trabalho. Lidar com as diferenças e respeitá-las é tudo o que precisamos para viver em um mundo melhor. Fico feliz de vivenciar isso e proporcionar essa experiência para minha filha.
Depois de apresentar essas razões, parece que morar no Texas é quase morar no paraíso, correto? Mas toda moeda tem dois lados e, em breve, eu contarei um pouco sobre isso.
E você, mora por aqui? Quais as suas impressões? Ficarei feliz em ouvir sua opinião.
See you soon!!
Texto publicado no blog Brasileiras pelo Mundo de minha autoria

Mais postagens Aqui e Ali

0 comentários

Instagram