Houston e suas regiões

Meu texto publicado no Brasileiras pelo Mundo:



Você descobre que seu próximo destino é Houston; ou, talvez, esteja pensando em mudar de ares e escolheu essa cidade texana. Mas, então, onde morar?
Houston-Foto arquivo pessoal


Conhecendo um pouco de Houston: a cidade tem em torno de 2,41 milhões de habitantes e uma área de 1.558 quilômetros quadrados.
Houston é referência em indústrias de energia, manufatura, saúde, aeronáutica e transportes. Para se ter uma ideia da dimensão, a cidade só perde para Nova Iorque no número de sede das 500 maiores empresas do mundo listadas pela revista Fortune. É a cidade mais populosa do Estado do Texas e a quarta cidade americana em população.
Com esses dados já se conclui que a cidade é grande. E então, onde fixar residência? E o trânsito?
O trânsito é intenso, mas há vias pedagiadas onde o fluxo é menor e as HOV (High Occupancy Vehicle) são vias gratuitas; porém, para utilizá-las, é necessário ter 2 ou mais ocupantes no carro.
Duas questões devem ser levadas em consideração na hora de escolher onde morar: local de trabalho e escola para quem tem filhos. Obviamente cada família tem a sua prioridade e lista de preferências.
Se decidiu que a escola será pública é bem provável que more um pouco mais distante do seu trabalho (a não ser que você seja muito sortudo e sua empresa seja nos subúrbios) porque as melhores regiões dessas escolas são nas áreas mais afastadas.
Entendendo um pouco Houston e suas principais regiões.
Entrada do centro de Houston. Foto arquivo pessoal


Assim que chegar aqui, a primeira coisa que irá ouvir é: você quer morar dentro do loop ou foraIsto porque Houston é cercada por cinturões e os principais são Beltway 8 e Intersate 610.
Dentro do loop refere-se a tudo dentro da I-610

Foto arquivo pessoal


Inner loop: com exceção de algumas áreas como River Oaks, West University, e Bellaire as casas não são tão grandes. Existem mais townhouses, apartamentos e  apart-hotéis. Dificilmente você encontrará condomínios fechados. Nesses bairros citados as escolas públicas são boas, mas o metro quadrado é alto. Se você optar por uma escola particular, estará muito bem localizado, com acesso fácil a várias áreas da cidade.
Há regiões bem perto do loop, porém não dentro dele; mas são igualmente charmosas e de fácil acesso. A região do Memorial  é um exemplo disso.
Saindo do loop há muitas áreas procuradas por estrangeiros e americanos: Katy, The Woodlands, Pearland, Sugarland e Energy Corridor são alguns exemplos. 


Katy  fica a oeste de Houston e talvez esta seja a área mais amada por brasileiros. Muitos condomínios, várias escolas públicas excelentes, ótimo comércio, atividade extra-classe para as crianças. O acesso até as grandes vias é fácil. As casas são bem amplas. Na sua maioria com jardins, piscina e campos de golfe na área comum. O preço do metro quadrado é bem razoável.
The Woodlands  fica ao norte de Houston. É uma das primeiras comunidades planejadas nos Estados Unidos; extremamente arborizada, casas confortáveis e muita área verde. Escolas públicas de altíssimo padrão, com várias premiações. Diversas empresas mudaram a sua sede para o local, o que fez nos últimos anos crescer a procura por casas na região. Porém, se você for trabalhar em áreas localizadas ao centro da cidade, precisa se preparar para enfrentar o trânsito intenso e pelo menos uns 90/100 quilômetros rodados por dia.
Energy Corridor  e adjacências fica a oeste de Houston, fora do Beltway 8  e abriga várias empresas de energia e muitos expatriados. Vários condomínios fechados de casas, muitos apartamentos e boas escolas públicas.
Sugarland  fica a sudoeste de Houston. Não é uma área muito procurada por quem não trabalha na região - o que surpreende -, pois é uma comunidade muito organizada, vários condomínios, ótima estrutura para a família, boa localização e escolas excelentes. Algumas empresas de petróleo têm a sua sede na região, bem como algumas do mercado financeiro. É também uma ótima alternativa para quem trabalha no centro ou  no Medical Center.
Pearland fica ao sul de Houston. É uma área bem procurada por quem trabalha no Centro Médico de Houston (Texas Medical Center), NASA ou até mesmo no centro da cidade. De todos os subúrbios de Houston, essa área talvez seja a que mantenha o clima mais "rural", apesar do grande crescimento nos últimos 5 anos. As escolas públicas também são boas na região.
Para você ter uma ideia de preços e como está o mercado imobiliário, vale a pena consultar a página do HAR (Houston Association of Realtors). Praticamente todas as casas no mercado encontram-se nesse site.
Uma curiosidade: aqui você escolhe o seu corretor  de imóvel e ele está apto a mostrar todas as casas, apartamentos listados na cidade e não apenas aqueles registrados na própria administradora. Quem paga a comissão ao corretor é quem coloca a casa no mercado.
Essa é minha segunda temporada em Houston. Meu conselho para as pessoas que chegam nessa cidade é, antes de decidir onde morar definitivamente, sinta a cidade. O melhor cenário seria alugar no primeiro ano, mesmo que a compra possa ser tentadora. Digo isso por experiência própria. Em minha primeira temporada em Houston, mudei-me uma vez, pois no primeiro lugar que moramos eu não gostei muito, mas como era alugado, foi bem fácil. Vi que tinham regiões que eu apreciava mais, bem próximas do meu trabalho e do meu marido, melhor comércio, etc.
Outra questão a ser analisada: você gostaria de morar em condomínio fechado ou não? Os condomínios, ou  gated community como são conhecidos aqui, estão em maior concentração em algumas regiões.
E então, já se sente mais preparada para começar a vida na cidade?
Independente da região, tenho certeza de que você se sentirá abraçada pela cidade, que sabe, como ninguém, receber estrangeiros. Não se esqueça: Don't mess with Texas! (Não mexa com o Texas!)
See you soon!!!

Nos acompanhe no Maria Aqui e Ali e no Brasileiras pelo Mundo

Mais postagens Aqui e Ali

2 comentários

Instagram