Jordania- Historia e seus encantos parte 1

Conhecer a Jordânia, era um sonho antigo, alias quem nunca depois de assistir Indiana Jones não quis se aventurar....

Planejar a viagem e a minha grande diversão....

Apesar de estar morando no Oriente Médio, a gente sabe que nem todos os lugares são os Emirados Árabes em termos de tranquilidade, então fui bem mais cautelosa, ate porque estaríamos com a Maria Antonia.

Nossa disponibilidade: 5 dias.
Nossa duvida: daria para conhecer pelo menos o mínimo?

Comecei a pesquisar os roteiros e decidimos que faríamos: Amman, Madaba, Monte das Oliveiras, Petra e Mar Morto.

O visto para Jordânia e dado no aeroporto no momento da chegada, pode ser pago nos cartões visa e master alem de dinheiro . Ha locais para cambio ainda antes chegada da  imigração. O processo e rápido. Não nos pediram nenhum documento, mas e interessante ter em mãos o voucher do hotel e a passagem de volta. 20 JOD (U$28)

O Intercontinental assim como o Four Seasons possuem recepção ainda no desembarque uma sala própria.
Ao invés de taxi comum, contratamos o transfer do hotel. Levamos cerca de 40 minutos a noite.

Nosso hotel em Amman foi o Intercontinental.

Resolvemos contratar um guia e essa decisão, foi o que mudou totalmente a nossa experiência.

Gostamos do guia de cara ao telefone, mas pessoalmente a boa impressão foi ainda maior. Uma pessoa apaixonada pelo seu pais, estudioso, curioso e totalmente dedicado ao que faz. E ainda por cima um fotografo de mãos cheia!!! Conversamos logo no primeiro dia e demonstramos vontade de alugar um carro, porem eles nos sugeriu um carro com um motorista que nos acompanharia a viagem inteira. De uma agencia de viagem local, com seguro, super organizado. Recomendo demais essa tranquilidade.

AMMAN

Saímos para um city tour para conhecer a cidade e Citadel.
Começamos o tour do jeito que eu gosto: com comida. Fomos provar o tradicional Falafel
( bolinho de grão de bico e fava, temperado e frito e delicioso) e Fulmedames (feito de fava, que parece um feijão, temperado e servido com pão árabe) o lugar e super tradicional Al-Quds, no Jabal Amman ate a Rainha Rania já foi la. Eu fiquei meio preocupada par falar a verdade, mas provei e me apaixonei...

Já que havia provado um salgado chegava a hora da sobremesa.

Fui enfim conhecer, provar e me apaixonar pela tradicional kunafah (queijo branco envolto numa massa laranja finíssima e coberto com calda açucarada), no tradicional Habibah Sweets.
O doce parece simples, mas e uma delicia. Meu único sofrimento pos-Jordania: nunca encontrei em outro lugar uma kunafah tão gostosa...

De la fomos caminhando para o mercado local

mercado local

grao de bico

E de la seguimos para o Teatro Romano (2DC) , sempre caminhando

caminho para o teatro romano

Esse teatro ainda e usado durante o verão para festivais de musica.

A entrada 1JOD (U$1.4)

Então lembra do guia que eu falei? Tivemos uma aula de Historia com ele, entendemos todo os detalhes, como foi feita ate a acústica do local.

Maria Antonia testando a acustica do local

teatro romano

De la fomos de carro ate Citadel, sitio histórico no alto da cidade, um verdadeiro museu a céu aberto. O templo de Hercules esta la ainda  representado por algumas colunas. Entrada 9 JOD (U$ 12)

vista de citadel, ao fundo o teatro romano

Templo de Hercules

E possível também se visitar o Museu Arqueológico.

Eu já estava encantada com a cidade e com tudo que estávamos vendo...

De la partimos para Jarash.

Arco Adriano, em homengem ao Imperador Romano na entrada da cidade.

O lugar e  um famoso sitio de ruínas greco- romanas.
O que impressiona e que visitando o local e possível ver no que seria a pavimentação da cidade em qual época o local estava sob o domínio grego e/ou sob o domínio romano. Alem das peculiaridades de construcao de cada cultura.

hipodromo

caminhada para Cardo, essa rua pavimentada ao fundo

Rua conhecida como Cardo, era a parte onde havia muitos predios e comercio

Para terminar o dia com chave de ouro, depois de um banho de cultura fomos provar uma shawarma.
shawarma

Chegamos no hotel felizes com o dia tão proveitoso e com tanto conhecimento adquirido. Acho que eu poderia fazer o post só com fotos....

A caminhada e intensa. Recomendo muito protetor solar, um chapeu e muita agua.

No final dos 3 post sobre a Jordânia , darei todas as informações da agencia, do guia....

Gostaram? Ate a proxima parada!!!