Explorando a Asia

Hong Kong/Macau em 5 dias

As ferias se aproximavam e antes de irmos para o Brasil e EUA nossos destinos de sempre durante o "Summer Vacation" queríamos visitar algum lugar diferente, máximo 8 horas de voo e teríamos apenas 5 dias
 Essa viagem seria para comemorarmos o aniversario do Antonio, que alias ja virou tradição. O primeiro foi em Vegas (e fiz um post a respeito Las Vegas) e então para onde ir?
Pesquisamos e decidimos ir a Hong Kong e em um grupo que participo no Facebook para viagens com criança (aqui), comecei a buscar mais informações sobre o destino, alem das minhas próprias pesquisas, conversa com amigos... Essa e uma vantagem de morar nos Emirados Árabes, todo mundo aqui ja passou/veio de algum outro pais, ja explorou a região da Asia e sempre ajudam com dicas...
Meu papel: ir coletando, compilando e analisando o que ira funcionar para a nossa família.
Dessa vez durante a programação, usamos um aplicativo que curtimos bastante, o  Tripomatic. Super interessante.

Voamos de Emirates. Adoro voos diurnos, acho sempre mais tranquilo e com a vantagem de você chegar a noite no local, poder dormir e estar 100% pro dia seguinte e a nossa programação estava super intensa. Teríamos 4 dias em HK e um dia em Macau

Chegando em HK,  e o que impressiona logo de cara e a agilidade deles na imigração.

Nosso hotel foi o Intercontinental em Kowloon.

Hong Kong e geograficamente composta  por três territórios: Ilha de Hong KongPenínsula de Kowloon e Novos Territórios

Sempre que organizo uma viagem, quando o local e desconhecido, eu sempre contrato o transporte do hotel, e sempre uma tranquilidade, mais eficiente, sem susto. Do aeroporto ao nosso hotel foram 30 minutos.

O hotel foi um capitulo a parte. Amamos tudo!!!

Vou relatar alguns mimos que o hotel nos fez:

Fizemos a reserva direto no site do hotel, assim que recebemos a confirmação passamos um e.mail perguntando se eles indicavam alguma empresa de tours e qual não foi nossa surpresa quando alguém de concierge(Edwin Wong) nos respondeu com informações sobre quase tudo de Hong Kong, nos sugerindo passeios, horários, tudo organizado, alem de perguntar se estaríamos celebrando alguma data especial e falamos sobre o aniversario.

Chegando no hotel, quase as 11 da noite, o nosso check in foi feito no quarto para o nosso conforto, ganhamos um upgrade para o 17 andar, ultimo andar do hotel com uma vista maravilhosa.

E vocês pensam que foi so isso? O melhor de tudo: um telefone celular ao nosso dispor, com dados ilimitados, ligações ilimitadas dentro de Hong Kong alem de mensagens, um aplicativo ja com todas as informações turísticas, e a possibilidade de usa-lo como um hotspot portátil.
Definitivamente a viagem ja começou em grande estilo

Dia 1:
Tripomatic

Tian Tan Buddha e Disneyland Hong Kong.

O Tian Tan Budha fica na Ilha de Lantau.
Fomos de metro a partir da estação Tsim Sha Tsui.
Os bilhetes do metro em HK tem diferentes preços de acordo com a distancia percorrida, como iríamos usar bastante o metro nesse dia, resolvemos comprar um com viagens ilimitadas por 24 horas. Preco : 25 HKD.
Começando por essa estação, trocamos de linha em Lai King e fomos ate a ultima estação da linha Tung Chung.
Saltando nessa estação não ha erro, ha placas em todos os locais indicando para o teleférico/bondinho Ngong Ping 360.

Ha outras formas de se chegar ao Grande Buda, mas foi nossa opção o teleférico, por ser um grande ponto turístico alem da própria estatua, a maior da Asia alias. Sao cerca de 6 km, percorridos em 25 minutos aproximadamente, numa vista linda e relaxante

Sao algumas opões de preço para o teleférico, de acordo com a cabine que você escolha. A tradicional, a de cristal e a ida em um a volta em outra. (165, 255, 230 HKD respectivamente para adultos e 85, 175, 150 HKD para crianças)

Chegando a estação final, você desembarca numa vila, bastante simpática, com varias opções de restaurantes, cafés. Tudo muito bem sinalizado
Caminhando por cerca de 10 minutos você chega ate ao Grande Buda, para admira-lo de perto e preciso disposição para enfrentar a escadaria, mas vale a pena a vista e linda.

Apos visitar o Buda ainda ha opção para visita o tempo budista Po Lin Monastery e caminhar ate o Wisdom Path ( Caminho da Sabedoria)

Maria Antonia era pura ansiedade para irmos para Disney, então preferimos seguir sem almoçarmos nos restaurantes do vilarejo, mas ouvi ótimas recomendações do local.

Voltamos no mesmo bondinho, retornamos para a estação de metro. Pegamos a linha Tung Chung e saltamos na estação Sunny Bay.

E ai começa a emoção, ja na estação nos deparamos com os vagões do metro ja em clima Disney. Como não se encantar?

Farei um post so sobre a Disneyland Hong Kong, pois ha alguns detalhes importantes que valem uma atenção maior.

O parque e pequeno, mas muito aconchegante, fomos em um dia de semana, e o máximo de fila que enfrentamos, foi na atração mais concorrida e demorou apenas 20 minutos

Ficamos ate o fechamento do parque, foi um dia maravilhoso!!!Disney HK

Dia 2
Macau

Nao tinhamos muitas expectativas , mas queríamos muito conhecer, tinhamos algumas informações em mãos de uma pessoa querida, Fernanda Martins, que conheci através do Facebook também, ela me deu varias dicas, inclusive se oferecendo para nos "guiar", mas infelizmente nos desencontramos.
Macau e uma grande Las Vegas, mas com uma parte grande de Historia por conta da colonização portuguesa. E a mistura da arquitetura europeia na parte antiga, com os grandes e luxuosos cassinos.

Pegamos o metro para Central Station, saímos na estação Shiung Wan, exit D que nos levaria ate  o Macau Ferry Terminal, que fica dentro do Shun Tak Centre. Se você vem no metro, vai subir vários lances de escada rolante.

Chegando no Ferry Terminal, terá a opção do Ferry, de helicóptero, alem de varias agencias de viagens que fazem reservas em hotel na cidade.  O ferry e 24 horas e so chegar e embarcar. o nome da empresa e Turbo Jet
Dentro do barco ha 2 categorias a economia e a super class. Os preços são diferenciados para dias de semana e finais de semana ( 153, 315 HKD, dias de semana, classe econômica e super class respectivamente. Finais de semana 166 e 337 HKD)
O trajeto leva cerca de 50-60 minutos.
(https://www.turbojet.com.hk/en/routing-sailing-schedule/hong-kong-macau/sailing-schedule-fares.aspx)
A diferença entre uma classe e outra? Quase a mesma das aeronaves: assentos mais confortáveis , prioridade de embarque e desembarque, lanche incluído.

De helicóptero são apenas 15 minutos, a empresa e a  Sky Shuttle. HK-Macau 4300 HKD
Macau-HK 5900 HKD http://www.skyshuttlehk.com

Nossa experiência: desembarcar em Macau, no primeiro momento foi um pouco decepcionante. Digo decepcionante, pois foi um grande contraste com HK. Apesar das placas em português dando um pouco de familiaridade ao local, pessoas vinham nos abordando, nos seguindo dentro do terminal enquanto buscávamos informação.

Confesso que fiquei um pouco assustada. Poucas pessoas falam inglês e português, realmente e coisa do passado no pais.

Resolvemos pegar um "open top bus"pois nele tinham todos os pontos que eu havia listado e queria conhecer.
A experiência não foi muito boa, porque o ônibus tem pouca frequência, so passa em cada localização a cada 45 minutos, alem de as vezes ter marcado um ponto turístico como referencia, mas saltando precisávamos andar bastante.

Para quem quer conhecer os  hotéis/cassinos apenas e bem mais fácil. Todos os  resorts tem transporte gratuito direto do terminal.

Como ja havíamos estado em Las Vegas, senti um pouco aquela sensação de "mais do mesmo".

O que valeu mesmo, foi a comida portuguesa.
Fomos a um restaurante que teve varias indicações pelos jurados do guia Michelin e realmente nos fez salivar, so te fazer esse post ja estou com agua na boca novamente.

Na parte antiga da cidade ,o que visitar?

• Ruínas de Sao Paulo
  • Largo do Senado
  • Igreja de Sao Domingos
  • Parque de Camões.
  • Museu de Ciência
Os cassinos por si so ja são a atração, o Galaxy Resort, tem a maior piscina  de ondas a céu aberto do mundo. Nos hotéis Conrad hotel tem cafe da manha com personagens da Dreams Works, alem de vários eventos durante o dia.

Passamos o dia e retornamos a HK.
Para quem quer conhecer melhor o local, recomendo pelo menos 2 dias, pois ha muito a ser explorado.
Macau e seus contrastes.

Panorâmica de Macau

Cassinos

Dia 3:
Kowloon

Tripomatic

Maria Antonia desde pequena e super fa dos ônibus open top, mesmo muitas vezes tendo contratado transfere e guias privativos o que ela gosta mesmo e de ver tudo do alto, e  em Hong Kong foi uma opção maravilhosa.
Compramos o passe que alem das 3 linhas regulares de tour tinha incluído a entrada para o Ocean Park outro parque que queríamos visitar com ela. Pegamos o Big Bus Hong Kong

O Big Bus tem 3 linhas : HK Island Tour, Kowloon Tour, Stanley Tour.

Em Kowloon fizemos a pe a Avenida das Estrelas, uma espécie de Avenida das Estrelas de Los Angeles, mas  com artista locais. A atração mais visitada sem duvida e uma estatua do  Bruce Lee, a Clock Tower, pois todas eram do lado do nosso hotel

Depois pegamos o ônibus e seguimos pela Nathan Road um rua de intenso comercio. Nosso roteiro: Tin Hau Temple, Jade Market, Night Market, Ladies, Fishes and Shoes Market

Tin Hau Temple

Jade Market

Esses mercados na verdade, são como a 25 de Marco  (SP)ou Saara (RJ) obviamente com preços convidativos pois todos os produtos são Made in China, mas a qualidade também não e das melhores.
O Jade Market e uma loucura de tanta coisa, vários cordões pendurados, mas saiba negociar, preços finais são quase 70% do valor original e cuidado na compra, peca para verificar se a pedra e realmente verdadeira e não tem plástico misturado. Uma dica? Coloque sob uma chama, se não deformar, derreter e pedra pura, pode levar!!!!

Visitamos o shopping Harbour City, uma imensidão, tudo o que você imaginar la tem. Olha que estou acostumada a ótimos shoppings, pois nos Emirados comprar e gastar muito dinheiro em roupas, sapatos, bolsas e um esporte.
Varias opções de restaurantes, italianos, franceses, conhecidos, nem tanto...

Apesar de ter um Jamie Oliver que gosto, preferimos o  La Locanda do  chef Giancarlo Perbellini, uma delicia. Comida italiana de primeiríssima qualidade.

Como ja estávamos no shopping que fica ao lado do terminal das barcas para a Ilha de Hong Kong ( Star Ferry) o ticket da barca ja esta incluída no passe do Big Bus resolvemos fazer o tour de Hong Kong para conhecer. Fiquei encantada e me apaixonei mesmo foi pelo Soho de Hong Kong, assim como o de Nova Iorque, e um lugar super descolado, muitos antiquários, bares, cafe e pra quem pode e viaja sem filhos, uma vida noturna de dar inveja a qualquer outra grande metrópole no mundo, as regiões são Lan Kwai Fong e o próprio Soho, e na continuação da Hollywood Road.
A área e ótima de compras, mas com criança a gente acaba mudando um pouco o foco. (mas se você quiser mais dicas, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo)
Um parque com bastante área verde e momento relax total com os pequenos e o Victoria Park
A noite assistimos a "Symphony of Lights"um espetáculo na baia: luzes, cores, deixam a ilha de HK ainda mais charmosa. Diariamente as 8 da noite.

Dia 4:
Ocean Park, Aberdeen e Stanley Tour

Decidimos sair cedo do hotel, irmos para Ilha de Hong Kong e ir ate o Peak Tram. E vista mais bonita do alto de Hong Kong.

As filas são bem grandes, porem com o passe do Big Bus, alem de ja ter o ingresso do trem incluído, ha entrada por uma área especial, tipo um "fast track"alem de ter incluído o observatorio The Sky Terrace.
Chegando ao observatório  e possível ter um audio contando a historia de Hong Kong. Maria Antonia adorou.

Saindo do The Peak seguimos para o tão esperado Ocean Park  com o Big Bus
O parque realmente  vale uma visita, e bem grande, com atrações para a família toda. De uma  das áreas do parque para a outra mais radical, ha duas maneiras de se chegar: bondinho e um "trem"expresso.
O parque e divido nas seguintes áreas:

• Whiskers Harbour
  • Amazing Asia Animals ( local para ver os Pandas)
  • Polar Adventure
  • Rainforest
  • Thrill Mountain
  • Marine World
  • Adventure Land
  • Aqua City
Cada território tem atrações para serem vistas. A visita pode levar um dia inteiro mesmo.

Depois de um dai inteiro de parque resolvemos continuar a "viagem"no Big Bus para visitar alguns outros pontos turísticos

Visitamos Repulse Bay, Stanley, onde tem o famoso Stanley market e Aberdeen.

Em Aberdeen  também no passe do ônibus e esta incluído um passeio pelo local.

Aberdeen e uma antiga vila de pescadores. Grande parte da população do local vive nos seus barcos e sobrevivem da sua própria pesca.

Dia 5:
Dia livre. Sempre gosto de deixar um dia livre sempre que possível para repetir algum lugar interessante, curtir o hotel, quando tem atividades... E dessa vez não foi diferente!!!

Espero que vocês gostem desse post  sobre Hong Kong, o próximo sera sobre a Disneyland HK. Porque realmente merece um destaque.
Hong Kong e casa de vários restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e apesar de não ter falado sobre eles aqui,( afinal e um blog pra viagem em família) quem precisar de dicas, e so pedir que listo os meus favoritos

So posso encerrar desejando que todos tenham a chance de ir a Hong Kong. Adoramos mais essa aventura.